domingo, 12 de abril de 2009




Dor na coluna pode ser sinal de problemas na boca

Dor na coluna pode ser sinal de problemas na boca. Pessoas procuram vários especialistas para curar dor na coluna cervical, mas a solução pode estar no dentista...


DOR NA COLUNA CERVICAL PODE SER SINAL DE PROBLEMAS NA BOCA!

Pessoas procuram vários especialistas para curar dor na coluna cervical, mas a solução pode estar no dentista

80% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar dor na coluna, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas, o que a coluna cervical tem a ver com os dentes? Muita coisa. Numa sucessão
de mordidas erradas, desgastes e compensações o próprio corpo se encarrega de
adequar, neste caso negativamente, articulações, músculos e ossos.

Pessoas que têm o chamado contato prematuro (ao fechar a boca um dente tem
contato antes que os demais), obturação mal feita ou apinhamento (dentes encavalados) criam uma desarmonia na mordida, o que quase sempre gera uma isfunção na ATM - articulação temporomandibular. "Quando a mordida não é erfeita a mandíbula se desvia lateralmente para fazer o ajuste e compensar o esequilíbrio", explica o cirurgião dentista Lauro Delgado Júnior, especialista m estética e reabilitação oral da clínica Odonto Integrada Delgado.

O resultado é uma mordida desalinhada e a mandíbula sobrecarregada de um só ado. Os músculos do pescoço e a seguir a coluna cervical, por conseqüência, não acompanhar este novo posicionamento tentando compensar o desvio causado na oca. "Assim, temos um problema desencadeado e, a seguir, refletido na coluna ervical", diz o dentista.

"Da coluna saem ramificações de nervos que chegam a todos os órgãos do corpo. ssim, um problema de má oclusão na boca, por exemplo, pode comprometer a oluna cervical e vice -versa", explica o ortopedista e quiropata, especialista m coluna, Sidnei Spano.

O tratamento inclui um trabalho associado entre dentista e especialistas como isioterapeutas e ortopedistas. Geralmente a parte odontológica para estes asos é resolvida com o uso de aparelho ortodôntico, correção de uma obturação u desgaste de algum dente. "O tratamento, no entanto, só pode ser definido pós análise de cada caso", ressalta Delgado. Eliminadas as possibilidades daboca a pessoa é encaminhad a para outro especialista.

"Em alguns casos, mesmo com a correção dos dentes, a dor na coluna cervical não resolvida, pois, devido ao tempo, já sofreu lesões sérias", diz. Daí a mportância de visitas periódicas ao dentista para um diagnóstico precoce.

A avaliação feita no consultório odontológico para comprovar que a dor na coluna ervical é proveniente dos dentes é feita com base em análise de informações do aciente referentes à rotina e saúde e alguns testes motores.

Na ortopedia alternativa, um tipo de tratamento muito procurado é a quiropraxia. A diferença entre esta técnica e a massagem é que a primeira age no osso, no squeleto, para realinhar vértebras deslocadas e liberar nervos comprimidos", xplica Spano. "O tempo de tratamento vai depender de cada caso, mas os esultados são surpreendentes", conclui o quiropata.


Odonto Integrada Delgado

Inaugurada em 1986, a atual clínica Odonto Integrada Delgado presta serviços oltados para odontologia estética e reabilitação oral. "Procuramos desenvolver étodos de trabalhos que focam a velocidade e a melhoria da qualidade do tendimento, nas áreas de estética, implantodontia e ortodontia", afirma o irurgião dentista Lauro Delgado Júnior.

O consultório faz questão de trabalhar com a visão multidisciplinar em que ários profissionais especializados em diferentes áreas da odontologia resolvem untos as questões de saúde bucal dos pacientes. Entre outros, fazem parte da quipe o implantodontista Felipe Delgado e a ortodontista Pétala Delgado.