terça-feira, 22 de julho de 2008


Não faças da violência um modo de vida!

"A Violência contra as Mulheres é talvez a mais vergonhosa violação dos direitos humanos. Não conhece fronteiras geográficas, culturais ou de riqueza. Enquanto se mantiver, não poderemos afirmar que fizemos verdadeiros progressos em direcção à igualdade, ao desenvolvimento e à paz." Kofi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas.

- Todas as pessoas, homens mulheres e crianças podem ser vitimas de violência.
- Um grande número de actos de violência ocorre no seio da família, sendo as mulheres, as crianças e os idosos as vitimas mais frequentes de maus tratos.
- Entende-se por maus tratos qualquer forma de agressão física ou moral.
- Socos, pontapés, agressão com armas ou objectos pesados, abandono, expulsão de casa, violência sexual, são algumas das formas de maus tratos físicos.
- Os insultos e humilhações, em público e privado, as ameaças, o abandono moral, a destruição de propriedade pessoal e doméstica, são formas de maus tratos morais.


Definição de Violência Contra as Mulheres - Conselho da Europa:

"Qualquer acto, omissão ou conduta que serve para infligir sofrimentos físicos, sexuais ou mentais, directa ou indirectamente, por meio de enganos, ameaças, coacção ou qualquer outro meio, a qualquer mulher, e tendo por objectivo e como efeito intimidá-la, puni-la ou humilhá-la, ou mantê-la nos papéis estereotipados ligados ao seu sexo, ou recusar-lhe a dignidade humana, a autonomia sexual, a integridade física, mental e moral, ou abalar a sua segurança pessoal, o seu amor-próprio ou a sua personalidade, ou diminuir as suas capacidades físicas ou intelectuais."
in http://www.fjuventude.pt/programas/sites/violencia/


Se for vítima, lembre-se que nada nem ninguém tem o direito de nos rebaixar ou humilhar perante qualquer que seja a situação. Ninguém tem o direito de nos agredir física e mentalmente, somos humanos e temos vontade própria, ninguém tem o direito de nos obrigar a nada. Não se cale, porque um dia pode ser tarde, a esperança é a última a morrer, todos temos uma segunda oportunidade para melhorar as nossas condições de vida, pois a violência não é um modo de vida, violência é uma coisa irracional. Tudo se resolve a falar, diga não á violência e ponha a mão sobre este assunto.