sábado, 14 de agosto de 2010

Quem é a mulher brasileira?



Infográfico compara a sua realidade com a da maioria das mulheres brasileiras


Elas dominam as universidades, dividem em partes quase iguais o mercado de trabalho, vivem mais, são maioria e querem casar. A mulher brasileira das estatísticas é branca, tem até 19 anos, é solteira, tem filhos, trabalha com carteira assinada, ganha R$ 802 por mês e estudou entre quatro e sete anos. Espera viver 76,8 anos. Mas a brasileira formada por maiorias que é retratada pelas estatísticas é apenas um dos recortes possíveis para entender a realidade de cada cidadã do país.

Durante quase dois meses, o Delas usou pesquisas de âmbito nacional para formar o perfil da brasileira e destacar realidades particulares que nem sempre estão retratadas na maioria. Com base em estudos do IBGE, DataSenado, Dieese e Ibope e consultas a especialistas, procurou o que está por trás dos números:


Sim, elas ganham menos que os homens em todos os segmentos do mercado. O salário médio do brasileiro é quase 40% maior que o da brasileira. Mas como e por que isso acontece?


- Nas universidades, os homens já são minoria. As mulheres ocupam cerca de 380 mil vagas de ensino superior a mais do que eles. Como é o cotidiano dessa situação invertida, ou seja, quando eles é que precisam abrir caminho em cursos "femininos"?


- Se a mulher está cada vez mais consolidada no mercado de trabalho, por que o casamento está crescendo? E quando é que as duas coisas se chocam?


“Nós não podemos falar “a mulher” no singular”, diz a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire. “Porque nós temos um país muito diverso, muito díspar em matéria de diferenças regionais. As brasileiras guardam diferenças entre si. Há desigualdades entre as próprias mulheres”.

Por causa dessas diferenças, o infográfico “Perfil da Mulher Brasileira” reúne alguns dos dados analisados. Responda às perguntas. O resultado irá comparar a sua realidade com a da maioria das mulheres brasileiras e fazê-la enxergar onde você se encaixa dentro do universo feminino do país.